Total de visualizações de página

Tour Israel

Tour Israel

sábado, 28 de junho de 2008

Nachal Sorek, Tzora e Estaol.

Do lado de Beit Shemesh, se encontram Eshtaol, uma antigha cidade pertencente a tribo de Dan, hoje um "mushav", O vale Sorek, onde se encontra a caverna de Sansao, e Tzorah, antigo territorio da tribo de Dan, hoje um kibutz.
" Havia um homemde Zora, da linhagem de Da, Chamado Mnoa, cuja mulher era esteril, e nao tinha filhos. Aparecu o Anjo do Senhor a esta mulher, e disse: Eis que es esteril, e nunca tiveste filho; porem conceberas, e daras a luz a um filho.
Agora , pois, guarda-te, nao bebas vinho, ou bebida forte, nem comas cousa imunda; porque eis que tu conceberas e daras a luz a um filho sobre cuja cabeca nao passara navalha; porquanto o menino sera nazireu consagrado a D'us desde o ventre de sua mae: e ele comecara a livrar Israel do poder dos filisteus.
... Depois a mulher deu a luz a um filho, e lhe chamou Sansao; o menino cresceu, e o Senhor o abencoou, e o Espirito do Senhor passou a incita-lo em Mahane-Dan, entre Zora e Estaol. ( Jz 13 1-25)
Sansao queria se casar com uma mulher dos filisteus de Timna., e la ele matou um leao com as maos.
" Desceu Sansao a Timna; e, vendo em Timna a uma das filhas dos filisteus, subiu e declarou ao seu pai e sua mae, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. (Jz 14:1,2).
"Desceu, pois, com seu pai e sua mae a Timna; e, chegando as vinhas de Timna, eis que um leao novo, lhe saiu ao encontro.
Entao o Espirito do Senhor de tal maneira se apossou dele que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mao; todavia nem a seu pai nem a sua mae deu a saber o que fizera." (Jz 14: 5,6)
Sansao se apaixonou por mais uma mulher filisteia do vale de Sorek, Dalila.
" Depois disso aconteceu, que se afeicoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. (Jz: 16:4)
Sansao foi sepultado entre Zora e Estaol.
" Entao seus irmaos desceram, e toda a casa de seu pai, tomaram-no , subiram com ele, e o sepultaram entre Zora e estaol, no sepulcro de Manoa, seu pai. Julgou ele a Israel 20 anos. (Jz 16:31).

Nenhum comentário: