Total de visualizações de página

Tour Israel

Tour Israel

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Jerusalem repartida...

A partilha de Jerusalem...


O vice-primeiro-ministro israelense Haim Ramon, homem de confiança do chefe do Executivo, Ehud Olmert, afirmou hoje que partes de Jerusalém devem ser entregues aos palestinos a fim de evitar perder o apoio dos Estados Unidos.
Ramon fez estas declarações à rádio pública israelense, coincidindo com o recente anúncio de licitação da construção de 307 novas casas no assentamento judaico de Har Homá, no distrito de Belém, que Israel considera parte do perímetro municipal de Jerusalém.
O vice-primeiro-ministro disse à emissora que Israel não renunciará a esse "bairro judaico", apesar de o plano de construir novas casas ter despertado o receio da Administração dos EUA.
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, qualificou este tipo de medida como um sério obstáculo ao processo de paz relançado na Conferência de Paz de Annapolis.
A Autoridade Nacional Palestina (ANP) pretende nomear Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado.
"Estou convencido de que todos os bairros judeus, incluindo Har Homá, deveriam ficar sob soberania israelense, e os bairros árabes não deveriam estar sob soberania israelense porque representam uma ameaça para Jerusalém como capital do Estado de Israel", ressaltou Ramon.
O vice-primeiro-ministro esclareceu, no entanto, a posição que vem defendendo nos últimos meses e que compartilha com Olmert, de que certos bairros árabes de Jerusalém Oriental não deveriam fazer parte do perímetro da cidade, considerada por Israel sua capital.
"Aqueles que querem Al-Walajeh e Jabal Mukaber, assim como Har Homá, farão com que que Jerusalém não continue sendo capital de Israel com uma clara maioria judaica", afirmou, ao se referir a aldeias árabes anexadas a Jerusalém após a Guerra dos Seis Dias (1967).

Nenhum comentário: