A partilha de Jerusalem...
O vice-primeiro-ministro israelense Haim Ramon, homem de confiança do chefe do Executivo, Ehud Olmert, afirmou hoje que partes de Jerusalém devem ser entregues aos palestinos a fim de evitar perder o apoio dos Estados Unidos.
Ramon fez estas declarações à rádio pública israelense, coincidindo com o recente anúncio de licitação da construção de 307 novas casas no assentamento judaico de Har Homá, no distrito de Belém, que Israel considera parte do perímetro municipal de Jerusalém.
O vice-primeiro-ministro disse à emissora que Israel não renunciará a esse "bairro judaico", apesar de o plano de construir novas casas ter despertado o receio da Administração dos EUA.
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, qualificou este tipo de medida como um sério obstáculo ao processo de paz relançado na Conferência de Paz de Annapolis.
A Autoridade Nacional Palestina (ANP) pretende nomear Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado.
"Estou convencido de que todos os bairros judeus, incluindo Har Homá, deveriam ficar sob soberania israelense, e os bairros árabes não deveriam estar sob soberania israelense porque representam uma ameaça para Jerusalém como capital do Estado de Israel", ressaltou Ramon.
O vice-primeiro-ministro esclareceu, no entanto, a posição que vem defendendo nos últimos meses e que compartilha com Olmert, de que certos bairros árabes de Jerusalém Oriental não deveriam fazer parte do perímetro da cidade, considerada por Israel sua capital.
"Aqueles que querem Al-Walajeh e Jabal Mukaber, assim como Har Homá, farão com que que Jerusalém não continue sendo capital de Israel com uma clara maioria judaica", afirmou, ao se referir a aldeias árabes anexadas a Jerusalém após a Guerra dos Seis Dias (1967).
Pacotes terrestres à Israel à Terra Santa. Precos atrativos, excelentes guias, roteiros inesquecíveis e ótimos Hoteis. Trabalho na Agencia Israel2go; uma agência de turismo receptivo que tem anos de experiência em peregrinação na Terra santa. Fazemos pacotes para grupos e turistas individuais, incluindo reserva de Hoteis, passeios etc. Me chamo Ledicia Serruya, Brasileira, sua agente de Turismo em Israel. Tours to Holy land? Contact me, I'm tour operator in Tel Aviv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário